sábado, 12 de setembro de 2009

curso de etiqueta

PROJETO DE CURSO DE ETIQUETA
APRESENTAÇÃO


MODULO I

ETIQUETA PESSOAL

Etiqueta é o conjunto das regras que norteiam nossos comportamentos. Cada povo, cada cultura, cada época, tem seus próprios códigos comportamentais. Segui-los é uma arte que pode ser aprendida e dominada segundo bom-senso, conhecimento e, sobretudo, respeito pela dignidade dos Seres com quem convivemos.
Nada substitui a competência que vem do conhecimento geral e específico, de nossas habilidades individuais e ainda das atitudes que formam nossos valores éticos.
Comportamentos é a expressão desses valores, onde simplicidade, naturalidade e amabilidade devem ser a tônica principal. Comportamentos éticos e adequados (aos papéis sociais, aos diferentes momentos e eventos) sem dúvida, aumentam os níveis de confiabilidade em nossa atuação como Ser social e profissional.

Diferentemente do que muita gente pensa, essas regras não são privilégios de determinada classe social; qualquer pessoa pode aprendê-las e fazer delas uma ferramenta a seu favor.
O fato de o mundo ter mudado muito nos últimos anos não quer dizer que as boas maneiras e as regras de etiqueta caíram em desuso. Ao contrário, essas regras continuam mais vivas do que nunca, e ainda hoje são capazes de construir uma imagem pessoal altamente positiva, principalmente no mundo dos negócios.
Quando você se comporta de acordo com a escala de valores de um determinado grupo, é aceito por esse grupo. No entanto, quando não age de acordo ou quebra uma convenção, fica sujeito a interpretações que fogem ao seu controle. Você pode ser visto como pessoa de "outro grupo" e, imediatamente, afastado daquele.

É importante considerar que nesse mundo altamente competitivo, a pessoa que cultiva os bons modos tem mais chances de ascensão pessoal e profissional. Todo homem bem-sucedido sabe disso. Esse tipo de comportamento — fino e de bom gosto — com certeza faz a diferença entre o sucesso e o fracasso; entre avançar ou ficar para trás.


"SÓ OS TOLOS NÃO JULGAM PELAS APARÊNCIAS"
Oscar Wilde, escritor (1854-1900)




Conhecer etiqueta e ter comportamentos adequados, é prazeroso, é evoluir culturalmente, faz você se sentir mais seguro
Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto.

Viver em sociedade não é nada fácil, muito menos quando precisamos nos portar de forma diferente da que estamos acostumados. É comum que em casa tenhamos atitudes mais descontraídas, despreocupadas com as regras de etiqueta, o que é normal, mas não podemos nos portar da mesma forma em todos os lugares.
Em cada fase da vida podemos apreender conceitos sobre educação, etiqueta social e utilizá-los em nosso meio de acordo com os nossos desejos e interesses.
Quem já não se viu apavorado ao enfrentar uma situação desconhecida social ou profissional naquelas horas em que a gente só
pode contar com a nossa própria desenvoltura e capacidade de improvisar? Mas, como encontrar desenvoltura num momento de decisão? Como improvisar num momento solene? E, principalmente, como transitar pela vida com elegância, sem atropelar nossos sentimentos e, ainda assim, expressando bem nossos objetivos?
Acredite: o conhecimento básico de etiqueta já e meio caminho andado.
Na verdade, etiqueta não e um conjunto de regras sem sentido que existem para complicar a nossa vida. A maioria dos seus preceitos esta fundamentada em costumes testados e aprovados através de séculos, sempre baseados no bom senso.
A etiqueta e um código de relacionamento, e, como tal, o seu conhecimento (e uso) só pode melhorar o nosso
dia-a-dia.
Porque etiqueta, no fundo, e isto: gestos de bom senso, sinceridade e carinho agrupados de forma a facilitar e embelezar a nossa vida.


OBJETIVO
Este curso visa aprimorar o relacionamento social e pessoal.

Ensinar como se portar em diversas ocasiões:

• Ao telefone,

• Em reuniões,

• Recepções,

• Almoços,

• Jantares,

• Velório,

Saber oque vestir em cada ocasião

Como receber

Arrumação de mesas

Organização de eventos


PUBLICO ALVO

Qualquer pessoa, ambos os sexos a partir de13 anos



METODOLOGIA

Serão realizadas atividades praticas, onde o aluno apreende com a vivencia pessoal, respeitando o grau de conhecimento de cada um

O aluno também receberá uma apostila com a parte teórica do curso.
Ao final do curso o aluno passara por uma prova teórica e pratica, onde poderá visualiza seu crescimento no curso.

E ao termino receberá certificado de participação.

DURAÇÃO

35 horas
MODULO II
ETIQUETA PROFISSIONAL
Cuidado como você procede no ambiente de trabalho, para que suas atitudes não arruínem sua carreira.

Você sabe lidar com as diferentes situações do dia-a-dia e consegue driblar com elegância as saias justas que aparecem no mundo corporativo?

Se a resposta for positiva, PARABÉNS!

Isso leva a crer que você tem educação, bom senso e traquejo social. Portanto está preparada para representar a empresa em qualquer ocasião. Saiba, no entanto, que inúmeros profissionais desconhecem as vantagens que as boas maneiras podem trazer para sua carreira.

Muitas pessoas acreditam que o sucesso profissional depende apenas de um currículo brilhante, uma competência inquestionável e uma constante preocupação em manterem-se atualizadas.

Ledo engano!

Aprimorar as capacidades técnicas é importante, mas desenvolver as habilidades sociais é fundamental, porque além da competência e do foco em resultados, alavancar a carreira pode depender MUITO de umas regrinhas de etiqueta profissional. Afinal as empresas estão dando um valor cada vez maior às suas atitudes, à sua postura e ao seu modo de proceder.
Geralmente, quando a pessoa está pouco à vontade, sua performance cai, porque ela não sabe o que fazer, como falar...

A importância de se preocupar com a etiqueta profissional é não colocar negócios a perder, porque a imagem mal colocada põe a carreira em risco.

O questionamento da própria conduta deve ser constante, pois o mais importante é o respeito ao próximo. Por isso o valor da etiqueta profissional, na qual a pessoa vai aprender regras do comportamento corporativo, porque ela está representando uma empresa.


“É uma grande responsabilidade, pois o comportamento da profissional funciona como um espelho da instituição que a contratou, perante os clientes" diz Maria Aparecida.

A etiqueta profissional passa por diversos campos. O economista e Consultor de Qualidade de Vida, Cláudio Pelizari, afirma que, além de aprender princípios e regras de comportamento, a profissional, que pretende ter sucesso na carreira, deve se preocupar com a sua qualidade de vida. "O relacionamento entre uma pessoa e outra se dá a partir do que se vê". Por isso a profissional deve se preocupar em estar com uma boa aparência. Ser e parecer saudável, ter asseio pessoal.
Marketing Pessoal é expressão que definitivamente abriu espaço na busca do desenvolvimento pessoal em direção ao sucesso social e profissional.
Nada mais é que a etiqueta profissional
A palavra Marketing veio para ficar. Embora seja mais uma do vocabulário da língua inglesa, acabou se impondo à nossa porque exprime algo que não conseguimos sintetizar numa só palavra, apesar de nosso riquíssimo vocabulário. Vem do Latim, de mercatus que significa mercado, lugar onde se vendem mercadorias.
Ao se criar a expressão Marketing Pessoal a intenção foi certamente essa: pessoas são também "mercadorias”, num certo sentido, "oferecidas", "vendidas” e "compradas". Aspas para todas estas palavras. Porque, evidentemente, isto se diz em sentido figurado.
Marketing Pessoal não é somente look, aparência, pacote, embalagem. É isso também, mas, além disso, é tudo que fala quem somos sem nós precisarmos falar quem somos. E que fala à nossa revelia. São aspectos incorporados à nossa imagem pessoal que irão "vender", com maior eficácia, o que mais se espera de nós: confiabilidade.
São alguns aspectos que falam de nós antes mesmo de nossa chegada, como o currículo, o cartão de visitas, as informações que circulam na "praça" a nosso respeito. Outros, que nos acompanham como nossas formas de comportamento social, aparência pessoal, posturas e gestos corretos e elegantes, indumentária etc.
E, quando começamos a falar, a voz, o vocabulário, a linguagem, o domínio do idioma em que estamos nos comunicando, as habilidades de comunicador, a retórica (que é a construção de nosso discurso), são elementos que se agregam para formar nossa imagem pessoal.
Quantos aspectos tão negligenciados, relegados com desprezo a segundo plano, não fazendo parte dos currículos escolares e que, no entanto, falam veementemente de nós e por nós!

OBJETIVO

Capacitar os participantes a:
• Montar seu currículo

• Como se comportar em uma entrevista.

• Melhorarem a produtividade e qualidade do atendimento e dos serviços prestados, através da adoção de comportamento de excelência, visando ao encantamento dos Clientes Internos e Externos.

• Portarem-se com autoconfiança e desenvoltura nas diversas situações de convívio profissional e social, incluindo as que envolvem intercâmbio com Clientes de outras culturas.

• Divulgarem uma boa imagem Pessoal e da Empresa.


• Evitarem problemas profissionais e pessoais, decorrentes de não observarem as regras básicas de conduta.


Compreenderem que é o comportamento adequado, encanta, gera satisfação, fideliza o Cliente e facilita o atendimento.

• Telefone, celular, correspondência, e-mail e internet

• Almoços e/ou jantares de negócios

• Regras de apresentação

• Vestuário, trajes

PUBLICO ALVO
Profissionais de todos os níveis, Políticos, Executivos, Gerentes, Administradores, Secretárias, Profissionais de venda, Estudantes e Funcionários que atendem ao Público.


METODOLOGIA

Curso apostilado.
Exemplos práticos.
Ao termino certificado de participação



DURAÇÃO

10 horas

curso de etiqueta

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MODULO III

CERIMONIALE PROTOCOLO EM EVENTOS PUBLICOS

O Cerimonial e Protocolo regem as relações e a civilidade entre as autoridades

constituídas nos âmbitos jurídico, militar, eclesiástico, diplomático, universitário,

privado e em todas as instâncias do Poder Público.

No Brasil, são basicamente condutas norteadas por leis municipais, estaduais e

federais que resguardam características culturais sob normas internacionais;

sem esquecer, contudo, que enquanto linguagem são passíveis de transformação

e atualização.

Para facilitar o entendimento, seguem algumas definições consagradas:

Cerimonial: rigorosa observância de certas formalidades em eventos oficiais, entre

autoridades nacionais e estrangeiras; conjunto de formalidades de atos solenes e festas públicas;

Protocolo: é a ordem hierárquica que determina normas de conduta dos governos e

seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares.

OBJETIVO

· Fazer-se conhecer o conceito de cerimonial e protocolo,

· Normas para aplicação do protocolo,

· Análise dos decretos federal e estadual,

· Ordem de precedência dos estados, hinos, bandeiras,

· Cerimônias públicas e privadas,

· Critério para elaboração de listas de convidados,

· Mestre de cerimônia,

· Roteiro,

· Discurso,

· Convites e sobrecartas, forma de preenchimento de sobrecartas,

· Montagem de mesas,

· Cerimonial de solenidades, posses, inaugurações, congressos, formaturas, etc.

· Normas de cerimonial público na esfera federal,

· Estadual e municipal, perfil profissional,

· Trajes,

· Tipos de cumprimentos,

· Limite entre o social e o profissional.

PUBLICO ALVO

Responsáveis pelo cerimonial do Executivo e do Legislativo, Profissionais que atuam

em entidades e instituições privadas.

METODOLOGIA

Curso apostilado,

Certificado de participação

DURAÇÃO

15 horas