sábado, 12 de setembro de 2009

MODULO II
ETIQUETA PROFISSIONAL
Cuidado como você procede no ambiente de trabalho, para que suas atitudes não arruínem sua carreira.

Você sabe lidar com as diferentes situações do dia-a-dia e consegue driblar com elegância as saias justas que aparecem no mundo corporativo?

Se a resposta for positiva, PARABÉNS!

Isso leva a crer que você tem educação, bom senso e traquejo social. Portanto está preparada para representar a empresa em qualquer ocasião. Saiba, no entanto, que inúmeros profissionais desconhecem as vantagens que as boas maneiras podem trazer para sua carreira.

Muitas pessoas acreditam que o sucesso profissional depende apenas de um currículo brilhante, uma competência inquestionável e uma constante preocupação em manterem-se atualizadas.

Ledo engano!

Aprimorar as capacidades técnicas é importante, mas desenvolver as habilidades sociais é fundamental, porque além da competência e do foco em resultados, alavancar a carreira pode depender MUITO de umas regrinhas de etiqueta profissional. Afinal as empresas estão dando um valor cada vez maior às suas atitudes, à sua postura e ao seu modo de proceder.
Geralmente, quando a pessoa está pouco à vontade, sua performance cai, porque ela não sabe o que fazer, como falar...

A importância de se preocupar com a etiqueta profissional é não colocar negócios a perder, porque a imagem mal colocada põe a carreira em risco.

O questionamento da própria conduta deve ser constante, pois o mais importante é o respeito ao próximo. Por isso o valor da etiqueta profissional, na qual a pessoa vai aprender regras do comportamento corporativo, porque ela está representando uma empresa.


“É uma grande responsabilidade, pois o comportamento da profissional funciona como um espelho da instituição que a contratou, perante os clientes" diz Maria Aparecida.

A etiqueta profissional passa por diversos campos. O economista e Consultor de Qualidade de Vida, Cláudio Pelizari, afirma que, além de aprender princípios e regras de comportamento, a profissional, que pretende ter sucesso na carreira, deve se preocupar com a sua qualidade de vida. "O relacionamento entre uma pessoa e outra se dá a partir do que se vê". Por isso a profissional deve se preocupar em estar com uma boa aparência. Ser e parecer saudável, ter asseio pessoal.
Marketing Pessoal é expressão que definitivamente abriu espaço na busca do desenvolvimento pessoal em direção ao sucesso social e profissional.
Nada mais é que a etiqueta profissional
A palavra Marketing veio para ficar. Embora seja mais uma do vocabulário da língua inglesa, acabou se impondo à nossa porque exprime algo que não conseguimos sintetizar numa só palavra, apesar de nosso riquíssimo vocabulário. Vem do Latim, de mercatus que significa mercado, lugar onde se vendem mercadorias.
Ao se criar a expressão Marketing Pessoal a intenção foi certamente essa: pessoas são também "mercadorias”, num certo sentido, "oferecidas", "vendidas” e "compradas". Aspas para todas estas palavras. Porque, evidentemente, isto se diz em sentido figurado.
Marketing Pessoal não é somente look, aparência, pacote, embalagem. É isso também, mas, além disso, é tudo que fala quem somos sem nós precisarmos falar quem somos. E que fala à nossa revelia. São aspectos incorporados à nossa imagem pessoal que irão "vender", com maior eficácia, o que mais se espera de nós: confiabilidade.
São alguns aspectos que falam de nós antes mesmo de nossa chegada, como o currículo, o cartão de visitas, as informações que circulam na "praça" a nosso respeito. Outros, que nos acompanham como nossas formas de comportamento social, aparência pessoal, posturas e gestos corretos e elegantes, indumentária etc.
E, quando começamos a falar, a voz, o vocabulário, a linguagem, o domínio do idioma em que estamos nos comunicando, as habilidades de comunicador, a retórica (que é a construção de nosso discurso), são elementos que se agregam para formar nossa imagem pessoal.
Quantos aspectos tão negligenciados, relegados com desprezo a segundo plano, não fazendo parte dos currículos escolares e que, no entanto, falam veementemente de nós e por nós!

OBJETIVO

Capacitar os participantes a:
• Montar seu currículo

• Como se comportar em uma entrevista.

• Melhorarem a produtividade e qualidade do atendimento e dos serviços prestados, através da adoção de comportamento de excelência, visando ao encantamento dos Clientes Internos e Externos.

• Portarem-se com autoconfiança e desenvoltura nas diversas situações de convívio profissional e social, incluindo as que envolvem intercâmbio com Clientes de outras culturas.

• Divulgarem uma boa imagem Pessoal e da Empresa.


• Evitarem problemas profissionais e pessoais, decorrentes de não observarem as regras básicas de conduta.


Compreenderem que é o comportamento adequado, encanta, gera satisfação, fideliza o Cliente e facilita o atendimento.

• Telefone, celular, correspondência, e-mail e internet

• Almoços e/ou jantares de negócios

• Regras de apresentação

• Vestuário, trajes

PUBLICO ALVO
Profissionais de todos os níveis, Políticos, Executivos, Gerentes, Administradores, Secretárias, Profissionais de venda, Estudantes e Funcionários que atendem ao Público.


METODOLOGIA

Curso apostilado.
Exemplos práticos.
Ao termino certificado de participação



DURAÇÃO

10 horas

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