sábado, 12 de setembro de 2009

APRESENTAÇÃO


MODULO I

ETIQUETA PESSOAL

Etiqueta é o conjunto das regras que norteiam nossos comportamentos. Cada povo, cada cultura, cada época, tem seus próprios códigos comportamentais. Segui-los é uma arte que pode ser aprendida e dominada segundo bom-senso, conhecimento e, sobretudo, respeito pela dignidade dos Seres com quem convivemos.
Nada substitui a competência que vem do conhecimento geral e específico, de nossas habilidades individuais e ainda das atitudes que formam nossos valores éticos.
Comportamentos é a expressão desses valores, onde simplicidade, naturalidade e amabilidade devem ser a tônica principal. Comportamentos éticos e adequados (aos papéis sociais, aos diferentes momentos e eventos) sem dúvida, aumentam os níveis de confiabilidade em nossa atuação como Ser social e profissional.

Diferentemente do que muita gente pensa, essas regras não são privilégios de determinada classe social; qualquer pessoa pode aprendê-las e fazer delas uma ferramenta a seu favor.
O fato de o mundo ter mudado muito nos últimos anos não quer dizer que as boas maneiras e as regras de etiqueta caíram em desuso. Ao contrário, essas regras continuam mais vivas do que nunca, e ainda hoje são capazes de construir uma imagem pessoal altamente positiva, principalmente no mundo dos negócios.
Quando você se comporta de acordo com a escala de valores de um determinado grupo, é aceito por esse grupo. No entanto, quando não age de acordo ou quebra uma convenção, fica sujeito a interpretações que fogem ao seu controle. Você pode ser visto como pessoa de "outro grupo" e, imediatamente, afastado daquele.

É importante considerar que nesse mundo altamente competitivo, a pessoa que cultiva os bons modos tem mais chances de ascensão pessoal e profissional. Todo homem bem-sucedido sabe disso. Esse tipo de comportamento — fino e de bom gosto — com certeza faz a diferença entre o sucesso e o fracasso; entre avançar ou ficar para trás.


"SÓ OS TOLOS NÃO JULGAM PELAS APARÊNCIAS"
Oscar Wilde, escritor (1854-1900)




Conhecer etiqueta e ter comportamentos adequados, é prazeroso, é evoluir culturalmente, faz você se sentir mais seguro
Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto.

Viver em sociedade não é nada fácil, muito menos quando precisamos nos portar de forma diferente da que estamos acostumados. É comum que em casa tenhamos atitudes mais descontraídas, despreocupadas com as regras de etiqueta, o que é normal, mas não podemos nos portar da mesma forma em todos os lugares.
Em cada fase da vida podemos apreender conceitos sobre educação, etiqueta social e utilizá-los em nosso meio de acordo com os nossos desejos e interesses.
Quem já não se viu apavorado ao enfrentar uma situação desconhecida social ou profissional naquelas horas em que a gente só
pode contar com a nossa própria desenvoltura e capacidade de improvisar? Mas, como encontrar desenvoltura num momento de decisão? Como improvisar num momento solene? E, principalmente, como transitar pela vida com elegância, sem atropelar nossos sentimentos e, ainda assim, expressando bem nossos objetivos?
Acredite: o conhecimento básico de etiqueta já e meio caminho andado.
Na verdade, etiqueta não e um conjunto de regras sem sentido que existem para complicar a nossa vida. A maioria dos seus preceitos esta fundamentada em costumes testados e aprovados através de séculos, sempre baseados no bom senso.
A etiqueta e um código de relacionamento, e, como tal, o seu conhecimento (e uso) só pode melhorar o nosso
dia-a-dia.
Porque etiqueta, no fundo, e isto: gestos de bom senso, sinceridade e carinho agrupados de forma a facilitar e embelezar a nossa vida.


OBJETIVO
Este curso visa aprimorar o relacionamento social e pessoal.

Ensinar como se portar em diversas ocasiões:

• Ao telefone,

• Em reuniões,

• Recepções,

• Almoços,

• Jantares,

• Velório,

Saber oque vestir em cada ocasião

Como receber

Arrumação de mesas

Organização de eventos


PUBLICO ALVO

Qualquer pessoa, ambos os sexos a partir de13 anos



METODOLOGIA

Serão realizadas atividades praticas, onde o aluno apreende com a vivencia pessoal, respeitando o grau de conhecimento de cada um

O aluno também receberá uma apostila com a parte teórica do curso.
Ao final do curso o aluno passara por uma prova teórica e pratica, onde poderá visualiza seu crescimento no curso.

E ao termino receberá certificado de participação.

DURAÇÃO

35 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário